APROVEITE PARA DEIXAR O VÍCIO
Em termos do comportamento individual, a saúde é muito afectada por todo o tipo de comportamentos aditivos, como o consumo de álcool, tabaco, fármacos sedativos e hipnóticos, estimulantes, etc.
Actualmente o tabaco é a principal causa de cancro do pulmão, sendo cerca de 30% os fumadores regulares da União Europeia. Fumar diminui em cerca de 20 anos a esperança média de vida e 50% dos fumadores morrem de causas ligadas ao tabaco, metade deles em idade activa.
No total, o tabaco é responsável por 20% das mortes dos países desenvolvidos e é considerada a principal causa de morte evitável.
No entanto, é outra a perspectiva que preocupa a actualidade e tem sido motivo de notícia: os efeitos negativos do tabagismo passivo. Na realidade, as estimativas indicam um aumento de 24% de risco de neuplasia do pulmão nos não fumadores que vivem com pessoas que fumam.
Entre os objectivos que movem os políticos no século XXI está a diminuição para 20% do número de fumadores nos próximos 15 anos.Mais uma vez constatamos a intima relação estabelecida entre a saúde e os comportamentos, tal como a importância da prevenção no controlo do tabagismo: evitar a habituação tabágica e cessar a mesma, regulamentar as condições de fabrico e venda do tabaco, proteger os não-fumadores da exposição ao fumo passivo e criar um clima social em que não fumar seja a norma. O tabagismo é responsável por 90% das mortes por cancro do pulmão, 97% das mortes por cancro na laringe, 85% das por bronquite e enfisema, 25% das por doença cardíaca A Lei do Tabaco - aproveite para rever os malefícios do tabaco, aquela que é considerada a principal causa de morte evitável em todo o mundo pela Organização Mundial de Saúde:
- aumenta consideravelmente o risco de desenvolver cardiopatia isquémica e cancro do pulmão (principais doenças associadas à mortalidade derivada do tabagismo)
- desenvolvimento de aterosclerose
- doenças cérebro-vasculares (AVC)
- cancros (cavidade oral, laringe, faringe, esófago, pâncreas, bexiga, rins, colo do útero)
- doenças hormonais (menopausa precoce)
- osteoporose
- doenças respiratórias (bronquite crónica, enfisema, asma)
- doenças gastrointestinais (úlceras)
- diminuição da capacidade respiratória e do rendimento físico
Os principais "venenos" que pode encontrar num cigarro são:
- a nicotina - droga psicoactiva, responsável pela dependência do fumador; actua ao nível do sistema nervoso central (SNC) e diminui a afluência sanguínea aos tecidos
- monóxido de carbono (CO) - diminui a oxigenação do sangue
- alcatrão - altamente cancerígeno
E ainda:

Diga NÃO ao vício do tabaco e sorria a uma VIDA SEM FUMO!

O TABACO E A SAÚDE


Cataratas Vitória Localizadas no rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbábue. Com 108 metros de altura, è a maior queda d'água da África. Cerca de duas vezes mais profunda e duas vezes mais larga que as cataratas do Niágara. Após as cataratas, as águas do rio Zambeze descem para o Lago Kariba (não há qualquer relação entre as Cataratas Vitória e o Lago Vitória, na África). O explorador britânico David Livingstone foi o primeiro europeu a ver as cataratas, em 1855, e batizou-as em homenagem rainha Vitória.
abcs