Doenças transmitidas pelas águas contaminadas

As doenças transmitidas pelas águas contaminadas são responsáveis por 80 a 90% das internações hospitalares no Brasil. Das muitas, destacamos três.

A disenteria amebiana é causada pela Entamoeba histolytica, um típico exemplar de protozoário rizópodo ou sarcodino, isto é, protozoário destituído de flagelos ou cílios, que se movimenta por pseudópodos ao menos uma parte da sua vida. Pode invadir tecidos intestinais, tornando-se patogênica, apresentando além de pseudópodes, vacúolos digestivos contendo principalmente hemácias. É transmitida sob forma de cistos que são eliminados com as fezes de pessoas doentes, contaminando a água dos rios ou subterrâneas e, levados por esta ou pela poeira e pelas moscas, baratas e outros animais, também contaminam frutos, verduras e diversos alimentos, permitindo o alastramento dessa protozoose.

As gastroenterites bacterianas constituem a principal causa de mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos, onde as classes mais pobres vivem em péssimas condições sanitárias e de moradia. São doenças causadas por diversas bactérias, como a Shigella e a Salmonella, e pelos colibacilos patogênicos. Transmitidas pela ingestão de água e alimentos contaminados, exigem pronto atendimento médico. A profilaxia só pode ser feita através de medidas de saneamento e melhoria das condições socioeconômicas da população. Não basta o “soro caseiro” para evitar a desidratação.

A giardíase é uma parasitose intestinal provocada pelo protozoário Giardia lamblia ou Giardia intestinalis. A giárdia é um protozoário flagelado, dotado de aspecto bem peculiar, lembrando, quando visto de frente, uma máscara, e também é transmitida por contágio direto, por água e alimentos contaminados.

Fazem lembrar a necessidade do saneamento básico. A probabilidade de infestação e infecção aumenta com a proximidade de uma vila sem saneamento, como ocorre em grandes avenidas, em grandes cidades.

0 Responses

Postar um comentário

Espero que tenham gostado. Boa viagem e voltem sempre!!

abcs